Thursday, January 20, 2011

Vamos Cirandar!

Seja bem vindo!

Aqui se troca ideias sobre qualquer tema.

Meu desejo e que seja com respeito e sem insultos, de olho na dignidade humana
Nao sera permitido, e ate seria transmitido as autoridades competente qualquer injuria a criancas
mesmo a mais banal, como referencias por escrito.

Para os que nao sabem apoio uma ideologia politica de esquerda, progressista.

Nao me incomoda os que pensam bem diferente e ate tenho prazer em discutir as ideias alheias.
 So que se virar barraco eu me retiro do papo.

Quem tem por ai musica brasileira das decadas de: 70, 80 e 90 pode compartir que me fazem falta por aqui.

7 comments:

  1. Ta! Entao eu comeco com os dilemas da comunicacao e a liberdade de expressao.

    Eu estou sem comprender a atual postura do governo de SP a respeito da violencia do estado contra o cidadao. Como nao entendo bem das leis de protecao fico sem saber porque nao estao levando queixas a nivel federal. O ano passado soube de violencia contra os professores e contra os que reclamavam dos pedagios.
    Parece que ficou por isto mesmo. Agora mais recem mandaram porradas em estudantes.
    Minha pergunta e: Tem advogados metido nos movimentos? Nao fazem queixas criminal a justica federal?

    ReplyDelete
  2. Agora vamos falar sobre o complexo de vira lata.

    Acho que apresidenta Dilma nao vai falar sobre o assunto tao diretamente como mencionou o presidente Lula. Primeiro dado ao fato de que estamos em processo de sarar o tal complexo. Segundo por a presidenta ter a sua proppria forma de comunicar.
    Mais isto nao significa que nao continuemos na necessidade de continuar com o assunto em pauta. Eu ja acolhi um papel de trollar sempre que tenho o presentimento de que tal complexo se manifesta. Eu acho que tenho uma reacao um tanto mais aguda. Isto e porque fiz da luta contra todos os complexos de inferioridade minha profissao. Outro motivo tambem e o de eu viver fora do pais. Nestes ultimos anos percebo que existe uma diferenca enorme entre o que vivo, e tenho vivido nos USA, e como os brasileiros percebem a vida nos USA. Nao somente as politicas de governo e totalmente confundida, mais tambem como funciona a economia e como se manifesta as cultura com suas subculturas.
    Espero que possa haver um bom dialogo neste tema, pois este complexo afeta muito mais do que podemos perceber.
    Eu por exemplo quase sempre vejo que uma das formas que parecem querer demostrar o desnvolvimento da "cura" e de fazer comparacoes. Fica parecendo um pouco com uma competicao. Eu acho que o que se chaman de auto estima ficou todo enrolado. Vejo que associaram a uma identidade nacional, como se o orgulho, fosse o que conta. Infelizmente nao e. Eu vejo muitos se referirem ao que percebem como o orgulho do americano. Isto e um engano tao enorme, que ao entrar numa de querer imitar isto tambem corremos o risco de repetir o que estamos afim de nos livrar. nao do americano, porem de sua forma de aparentar que exalam auto estima.
    Auto estima nao e sinonimo de orgulho.

    Comentem!

    ReplyDelete
  3. Realmente fomos criados ouvindo que somos sub-desenvolvidos, que somos inferiores, que os EUA são o máximo, e q estamos muito aquém deles ou dos Europeus. Tudo nosso sempre foi inferiorizado. Esse complexo o qual se refere ( Complexo de vira-lata)o Brasileiro praticamente nasce com ele.
    É incrível, concordo com seu pensamento e acho q temos que mudar essa visão e acabar com esse sentimento de inferioridade que assola esse povo tão trabalhador, guerreiro, e inocente que é o povo Brasileiro. Mas para isso, precisamos de uma força e um trabalho psicológico abrangente desde o governo, empresas, pessoas físicas, operários, os estudantes; todos. Todos envolvidos e focados para mudar esse pré-conceito de nação subserviente.
    O LuLa já deu p primeiro passo. Seguir o caminho agora é o GRANDE desafio!
    Estamos juntos nessa luta e nessa caminhada!

    Um grande abraço.

    ReplyDelete
  4. Ja ofereci algumas palavras sobre a comunicacao e a liberdade de expressao.
    Acho que falamos muito deste asssunto nas redes e no twitter no nivel social, coletivo e politico. Pouco parece refletimos sobre a comunicacao em nivel individual. Ate que para que haja comunicacao e necessario mais de um. Um e receptor, outro transmissor.
    Mais o processo e bem mais complicado e nao nasce derrepente. A capacidade de comunicar faz parte de uma evolucao da raca, e do desenvolvimento infantil.
    E nesta area que pratico minha arte. Ganho a minha vida apoiando o aprimoramento da capacidade de comunicar. Por incrivel que possa parecer, a comunicacao do individuo consigo mesmo e de grande importancia. Em psicoanalise exploramos o que e que as pessoas deixam de comunicar a si mesmo, que pode alterar a estabilidade individual. Com bastante matarial entulhado que forma uma massa de decepcao de si mesmo, o idividuo se atrapalha em suas relacoes intimas e sociais.

    ReplyDelete
  5. Outra tentativa de atrair entusiastas da comunicacao.

    Repito o convite para quem quieser trocar ideias para o fundamento da comunicacao. Eu tenho um olhar psicanalitico mais aceito bem outras perspectivas

    Brevemente publicarei minhas experiencias de vida e academica com a evolucao humana e a comunicacao.

    ReplyDelete
  6. Entao. Comecemos no principio ne

    Na minha jornada profissional andei em institutos de pesquisa em psicoanalise e foquei em comunicacao na era infanto-juvenil. Procuro usar um idioma nao academico pois desejo que seja mais um exercicio que inclua outras visoes. Me informem se nao falo o claro suficiente. O jargao psicanalitico e chato e obscuro muitas vezes.

    Pois bem! O principio:

    Em meus estudos com grande pioneira Beatrice Beebee em NYC observamos centenas de gravacoes de momentos entre maes e infantes: Neste caso a figura mae foi nulher, a mae. Porem as conclusoes nao dizem respeito so as maes. A figura materna aqui pode muito bem ser representada por qualquer genero e idade e grau de parentesco. O materno aqui so significa o ser humano principal que cuida, que vela, que atende a todas as necessidades do infante.
    Nao vou descrever todos os estudos em detalhes porque isto nao e aula de estatisticas e metodologia. Porem so uma descricao importante para dialogo:
    Depois de terem sido gravadas cenas natural de momentos entre maes e filhos estas cenas foram picotadas para capturar cada mile-segundo do momento. Tambem as telas foram divididas. Assim se acompanha uma iiciativa maternal, seguida da resposta do infante. Ou, uma iniciativa do infante seguida de uma resposta maternal.
    Foi fantastico ver a forma de comunicacao em nascenca. Estamos falando de bebes de 4 horas de nascidos se comunicando.

    Agora paro por aqui para ver se existe interesse.

    ReplyDelete
  7. Bem, ainda nao foi tao divulgado entao nao sei exatamente se e falta de interesse, ou falta de globo ocular.
    A minha introducao de estudos de pares de infantes e maes e para abordar mais tarde o tema da comunicacao em geral. E mais facil comprender nossas frustracoes com dialogos truncados, ou falta de focus se soubermos os mecanismos de comunicacao em suas montagens.

    Pois de volta aos estudos:

    Os neuropsicologos tambem estudaram atividades no cerebro das maes e dos infantes. para esta discursao daqui e fascinate saber que: De acordo com iniciativa maternal e resposta infantil, ou iniciativa infantil e resposta maternal as atividade no cerebro apontaram mudancas. Foi observado que: Maes e filhos influenciam uns aos outros e entram numa danca harmoniosa de comunicacao ao longo da vida. Esta influencia nao e equilibrada. No principio o adulto se torna muito mais passivo e vuneravel a influencia, e, depois incrmentalmente toma um papel bem mais ativo.
    Esta descoberta na superficie nao parece tao profunda, mais se levarmos em conta que em varias situacoes estes papeis mais e menos ativos de influencia na comunicacao e repetido, transformado Se pensarmos que ele e transferido para comunicacao por escrito, em ausencia de uma das partes poderemos avancar ate chegarmos na danca da midia, e na cultura em si. Poderemos saber melhor como por exemplo, a musica fala conosco. Poderemos integrar varias modalidades de comunicao e ver bem suas raizes.

    ReplyDelete